6519

“Incluir”. A palavra que no dicionário pode ser traduzida como “envolver” e “abranger” também é sinônimo do trabalho de uma das instituições mais respeitadas e sérias da cidade: a Fundação de Atendimento Especializado de Nova Lima (Faenol).

Com uma história de 30 anos, a Faenol permanece jovem e inovadora ao acolher e investir nas potencialidades de pessoas com necessidades especiais. O trabalho, que começou no dia 28 de junho de 1983, com o saudoso ex-prefeito de Nova Lima, Dr. Sebastião Fabiano, tinha por objetivo inicial ser base de ampliação para a assistência realizada pela Escola Ana do Nascimento de Souza, com a oferta de atendimento clínico especializado nas áreas de medicina (clínica médica, neurologia e psiquiatria), fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, odontologia, serviço social, fonoaudiologia e nutrição.

Com o passar dos anos, o propósito da instituição se ampliou tendo como foco a autonomia e a inclusão escolar, cultural, de autonomia e social das pessoas com deficiência. A Faenol hoje conta com as seguintes ações e projetos: Equipe de Acolhimento ,Núcleo de Prevenção e Intervenção (Nupi), Clínica, Escola de Artes e Ofícios, Coletivo de Artes e Trabalhar é Legal.