Uma história que começou em 1913 e segue como exemplo de dedicação à família e à busca por uma cidade melhor. Na última terça-feira (20/08), a Câmara Municipal de Nova Lima concedeu Menção Honrosa a Ephigênia Raymunda de Assis pela passagem de seus 100 anos de vida.

De acordo com sua filha, Marlene de Assis Datto, a homenagem do Legislativo deve ser extensiva a todos da melhor idade. “Agradeço a Deus essa oportunidade, dando à minha mãe condição de estar conosco até hoje. Essa é uma chamada de consciência para que cuidemos dos idosos com amor, carinho e respeito. Se hoje desfrutamos de melhores condições de vida é porque eles lutaram pelos nossos direitos e trabalharam com ardor e responsabilidade para isso”, afirmou.

Nascida em Itabirito, Ephigênia Raymunda de Assis veio para Nova Lima com a família ainda jovem, acompanhando o pai que conseguira um emprego na antiga Companhia Morro Velho. De lá pra cá, se passaram 100 anos de uma vida de amor por Nova Lima e pela família formada com o saudoso Fortunato Roque de Assis, composta pelos seis filhos (Marlene, Mirna, Maria, Hélio, Eurico e Antônio Carlos), 14 netos e 20 bisnetos e dois tataranetos.

Dona Ephigênia passou aos seus descendentes a importância do respeito, da educação e da gentileza. Durante sua trajetória teve como lema: “a educação é a chave que abre todas as portas. Devemos honrar o nome que recebemos e o lugar em que vivemos. Só assim formaremos a dignidade da família alicerçada no amor e compromisso cristão”.