Na terça-feira (05/11), a Câmara de Nova Lima realizou a entrega de Menção Honrosa a personalidades que se destacaram pelo trabalho efetivado na área cultural do município. A iniciativa – que teve como propósito comemorar o Dia Nacional da Cultura, instituído em homenagem ao intelectual, jurista, político e jornalista Rui Barbosa -, contou com a apresentação da Sociedade Cultural Coral do Jambreiro.

Para o autor do requerimento, o vereador Leci Alves Campos, a cultura em Nova Lima é marcada pela boa disposição e alegria. “Cada local tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. Isso se reflete também na música, dança, teatro, literatura, arte e tudo que faz parte das nossas vidas”, afirmou.

Foram homenageados os cidadãos nas respectivas categorias: Benedito Felício Carmélio (Folclore), Dayanne Amaral Silva (Dança), Dinilson Germano da Silva (Música), Jesus Drumond Batista (Memória Fotográfica), Márcio Ferreira Silva (Arte Popular), Paulo Márcio Pena Silva (Circo), Pierre Duarte (Teatro), Ricardo Salgado Guimarães (Patrimônio Histórico), Sara de Ávila de Oliveira (Arte Plástica) e Walter Gonçalves Taveira (Literatura).

De acordo com o secretário de Cultura da Prefeitura de Nova Lima, Marcos Augusto, a área tem importância fundamental na inclusão social, na geração de renda e na construção da autoestima. “A cultura deve ser nossa lição diária. O trabalho cultural que acreditamos é voltado para o humanismo, aquele que cuida das pessoas e, de forma particular, olha para os excluídos”.

Em discurso, Fernando Wardi dos Drumond Batista, representando o pai Jesus Batista, agradeceu a homenagem em nome dos demais. Além disso, uma homenagem especial foi entregue à Sociedade Cultural Coral do Jambreiro pelos seus 15 anos de fundação e à Telma Lacerda pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura.