Arte religiosa

Igrejas que Abrigam Tesouros Históricos

Capela de São Sebastião

arte_01
Foto: x_rex www.flickr.com/photos/14966295@N02/

Outra construção do século XVIII, presumivelmente de sua segunda metade, é a capela erguida em São Sebastião das Águas Claras (Macacos).

Emoldurada por vasta vegetação e predominando numa paisagem arquitetônica de construções baixas, a Capela de São Sebastião tem à sua frente um grande cruzeiro de madeira e guarda, em seu interior, um acervo de inestimável valor: o retábulo do altar-mor e imagens em madeira. Os primeiros reparos na capela foram feitos ainda no século passado.

Em 1988, ela foi totalmente restaurada. Essas obras, entretanto, em nada comprometeram as características originais. Nova restauração foi feita pelo IPHAN, concluída em setembro de 2002.

A capela é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima.

Informações:
Tel.: (31) 3547-7399
Obs.: Somente visitas agendadas.


Igreja Anglicana

arte_02
Foto: www.novalima.mg.gov.br

A Igreja Anglicana (Paróquia de São João Batista) foi construída em 1913. De estilo normando, todo o material usado em sua construção foi importado da Inglaterra, inclusive as pedras que revestem a fachada e a madeira utilizada na confecção das peças que compõem o interior.

A Igreja possui um órgão de tubos (um dos únicos existentes em Minas Gerais) doado pelos diretores da Saint John Del Rey Mining Company em comemoração ao centenário da Companhia.

Informações:
Tel.: (31) 3541-1394
Obs.: Somente visitas agendadas.


Igreja de Nossa Senhora do Rosário

novalima_06

Um dos exemplos de construção do Barroco mineiro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi erguida no alto de uma das colinas de Nova Lima, com fachada voltada para o nascente. Construída por escravos trazidos para trabalhar na mineração, suas obras foram iniciadas na primeira metade do século XVIII e concluídas em aproximadamente cem anos.

O caráter barroco é notado nos arremates das portas e janelas, em blocos de pedra-sabão; no adro, com degraus trabalhados, e na talha interior, tanto no jogo de mesa quanto pelas curvas, contracurvas e figurações dramáticas. Todos esses detalhes conservam ainda as cores originais.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima.

Informações:
Tel.: (31) 3541-1924 (D. Eny)
Obs.: Somente visitas agendadas.


Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

Foto: www.novalima.mg.gov.br
Foto: www.novalima.mg.gov.br

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim nasceu praticamente com a cidade. Sua construção coincidiu com o início da atividade mineradora, quando Nova Lima ainda era Campos de Congonhas, e marcou o início da vida espiritual do nascente povoado.

Construída de pedras, como as primeiras casas, seu altar originalmente era um oratório, onde ficava depositada a imagem do Senhor do Bonfim. Hoje, está lá um lindo exemplar do Barroco, transferido da igreja de Nossa Senhora do Pilar, numa de suas reformas.

A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim é tombada pelo Conselho Consultivo Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico de Nova Lima.

Informações:
Tel.: (31) 3541-2591 (D. Neuza Miranda)
Obs.: Somente visitas agendadas.


Matriz Nossa Senhora do Pilar

arte_05
Foto: www.nossasenhoradopilar.com.br

A Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi construída no século XVIII. Passou por algumas reformas, tendo sido a maior delas no início do século XX, quando foram doados pelo inglês George Chalmers, ex-superintendente da Saint John Del Rey Mining Company, o altar-mor, o retábulo-mor, os retábulos laterais, os retábulos da sacristia, a tarja do arco Cruzeiro, os púlpitos e as balaustradas do coro, que foram esculpidos por Aleijadinho.

Essa matriz destaca-se, entre os valores culturais e artísticos da cidade, por conter exemplares da grande obra de Aleijadinho, que antes ficavam na Fazenda Jaguara, em Matozinhos, comprada por George Chalmers.

Todo o conjunto foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Informações:
Tel.: (31) 3541-7444
Horário aberto para visita: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h; sábado, das 8h às 12h.


Santuário do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos

arte_06
Foto: http://citybrazil.uol.com.br/mg/novalima/atracoes-turisticas/atrativos-culturais

Foto: http://citybrazil.uol.com.br/mg/novalima/atracoes-turisticas/atrativos-culturais

Construção setecentista, localizada no distrito de Honório Bicalho e concluída no ano de 1760. Erguido no alto de uma montanha, o Santuário localiza-se em uma região perfeita para a prática do turismo ecológico. Visitas – diariamente a partir de 8 h, chaves casa ao lado do Santuário.

Fontes: http://www.novalima.mg.gov.br e http://citybrazil.uol.com.br/mg/novalima/

Cadastre e receba nossas
informações por email!

Powered by WPNewsman