Projeto responsável pelas consultas completa dois anos em 2019.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2016, a cada 650 recém-nascidos no Brasil, um nasce com lábio leporino, isto é, uma fenda que se estende do lábio ao céu da boca. Parece complexo, mas as mães com filhos nestas condições poderão ter um auxílio ainda pouco conhecido.

O projeto NAM – Naso-alveolar Modelador desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Hospital da Baleia, oferece atendimento pré-operatório gratuito. O objetivo é criar um molde específico para cada criança, a fim de diminuir a fissura, aumentar o tecido labial e modelar o nariz. Desta forma, a criança é auxiliada a ter um formato morfológico mais adequado à sua respiração, principalmente, até que ela finalmente possa realizar a primeira cirurgia de reparação, indicada a partir dos primeiros seis meses.

Nestes dois anos de existência, o projeto já atendeu e acompanhou a recuperação de pelo menos 50 crianças. As consultas ocorrem às quartas-feiras pela manhã. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (31) 3409-2431 ou pelo whatsapp (31) 99220 4998.