O não cumprimento da Lei do Silêncio tem representado dor de cabeça para a maior parte da população. Em Nova Lima, não é diferente. Com as constantes reclamações dos moradores desrespeitados por sons automotivos que transitam pelas ruas da cidade em volume máximo, a Câmara criou o projeto de Lei nº 1299/2013 Disque-silêncio. O Objetivo é oferecer para a população um número no qual possam ser denunciados casos de desrespeito à Lei do Silêncio. Aprovado pelos vereadores em reunião realizada no dia 28 de maio, o projeto foi encaminhado ao executivo para tomar as devidas providências.

Por meio da iniciativa, o legislativo sugere ao executivo que firme convênios e parcerias, especialmente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Ministério Público e a Polícia Militar para contribuir na efetividade da ação.28