O professor tem um papel fundamental no caminho de cada cidadão. Desde os primeiros passos ele acompanha o aluno no aprendizado das primeiras palavras, até na escolha da profissão que cada um irá seguir. A gratidão a esses milhares de mestres que se dedicam no dia a dia a ensinar, tem sido deixada de lado por muitos e se tornado um dos grandes problemas enfrentados na vida escolar.

A violência na sala de aula tem feito números tristes e alarmantes: de acordo com dados do Ministério da Educação, em 2011, quase 4,2 mil professores de português e matemática da 5.ª e da 9.ª séries da rede pública e privada de ensino fundamental afirmaram ter sido agredidos fisicamente por alunos dentro das salas de aula, nos corredores ou na saída dos colégios.

A Câmara está atenta à questão e aprovou o Projeto de Lei 1.357 que institui a Campanha de Valorização do Professor e Combate à Violência no Ambiente Escolar. A proposta é realizar, em todas as instituições de ensino e nos eventos relacionados à área da educação, ações que busquem resgatar o respeito pelo professor e que eliminem a violência nas escolas por meio da conscientização e da mudança na relação entre professor e aluno.