O nova-limense Domingos Camba Martins, nasceu no dia 15 de dezembro de 1932, filho de Domingos Camba Fernandes e Dolores Martins Wilson Camba. Órfão aos 7 anos, ele era o sexto filho e único homem de uma família composta de oito mulheres. Viúvo de Irene de Pádua Martins e pai de Margarida (falecida), Sônia, Marcus, Káthia e Keila, sendo, ainda, avô de 12 netos e de dois bisnetos, Domingos se casou pela segunda vez com Roberta Fernanda do Rosário Camba Martins.

Quando criança vendia doces e picolés pelas ruas da cidade. Foi garçom no Bar Sinuca e no Bar Rangel. Carinhosamente conhecido pelo trabalho realizado na Prefeitura e na Câmara Municipal, Domingos iniciou seus estudos no Grupo Escolar Emília de Lima e mais tarde formou em Técnico em Contabilidade no Liceu Imaculada Conceição. Sua vida profissional foi inteiramente dedicada ao serviço público municipal. Ainda menino, aos 13 anos, após completar o curso primário, ingressou na Prefeitura como contínuo (office-boy).

Responsável pela abertura e fechamento do prédio, além de porteiro, Domingos Camba foi fiscal de metrologia, fiscal de Rendas, chefe de serviço de Receitas e Despesas, tesoureiro, chefe do serviço de Contabilidade e secretário municipal da Fazenda. Em diversas administrações, prestou assessoria contábil e financeira no município de Raposos. Foi também secretário municipal da Administração de Raposos.

Depois de muitos dedicados à Prefeitura se aposentou em definitivo no dia 30 de abril de 1992. A partir dessa data, passou a assessorar prefeituras e Câmaras Municipais da região metropolitana. Mas a vida política continuou presente na vida do nova-limense que foi candidato a prefeito e a vereador na cidade.

Como contador, Domingos Camba trabalhou com Adão de Pádua. Além disso, foi um dos fundadores e 1º presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Nova Lima, conselheiro e membro fiscal do Villa Nova Atlético Clube e secretário do Centro Ideal Clube. Em 1974, ajudou a fundar a Associação Espírita André Luiz, sendo presidente da instituição por muitos anos.

Na Câmara Municipal, ele foi responsável pelo processo de emancipação econômica e financeira em meados da década de 1990. Com mais de 60 anos dedicados à causa pública, Domingos Camba faleceu no último dia 2 de março e deixou um exemplo de amor ao próximo, dedicação à cidade e bondade que permanecerão vivos no coração de muitos nova-limenses.

*Colaboração Fernando Wardi dos Drumond Batista