No último dia 5 de junho, Nova Lima ganhou um presente pra lá de especial com a assinatura do decreto feito pelo prefeito Cássio Magnani Jr. sobre a instituição de quatro unidades de conservação no município. A iniciativa tornou o Morro do Pires, o Morro do Elefante, a Serra da Calçada e a Serra do Souza, em monumentos naturais e, assim, vai atender a uma demanda da população para que esses atrativos sejam preservados.

A Câmara apoia a medida e já tem efetivado diversas ações para que o município consiga manter seu território preservado e aguarda o envio do Plano Diretor e do Plano Municipal de Saneamento Básico por parte do executivo. Esses dois planos têm fundamental importância para determinar não só o planejamento, mas o presente e o futuro dos recursos naturais da cidade.

A ação afirmativa da Câmara também pode ser confirmada com a participação ativa na Conferência das Cidades, realizada no último dia 25 de maio e que contou com diversas instituições para traçar melhorias e definir o crescimento sustentável de Nova Lima.