Objetivo é que a população tenha maior participação nas decisões do legislativo

Desde o dia 19 de março, as reuniões plenárias da Câmara Municipal de Nova Lima passaram a ter um novo horário. O projeto proposto para votação e aprovado por unanimidade pelos vereadores, estabelece que as reuniões ocorrerão às terças-feiras, às 18h. No último biênio, as reuniões eram realizadas durante o período matutino.

Segundo o presidente da Câmara, Fausto Niquini (PSD), um dos principais motivos para esta nova gestão legislativa é priorizar a transparência e incluir o cidadão dentro das discussões de projetos. “As reuniões da manhã acontecem com a presença majoritária de assessores da própria Câmara e uma porcentagem restrita da população. O povo elegeu o vereador, então, nada mais justo que dar um retorno, permitir que a população tenha ciência do que está acontecendo, reivindique e deem suas sugestões”, afirmou o presidente.

Outra mudança positiva nas atividades do Legislativo é o fim do voto duplo da presidência. Com o objetivo de dar equidade e transparência às votações, a partir de agora, o presidente somente manifestará o voto em situações como: eleição da mesa diretora; quando a pauta exigir para aprovação o voto favorável de dois terços ou da maioria absoluta dos legisladores ou quando ocorrer empate em qualquer votação.

Com essas medidas, a Câmara de Nova Lima inicia um novo tempo com mais transparência e responsabilidade para dar voz aos cidadãos. Participe das Reuniões Plenárias, todas as terças-feiras, a partir das 18h, no Plenário Osvaldo de Anastácio Assis! Sua voz faz a diferença na construção da nossa cidade!