6519

Muitos familiares, amigos e a gratidão de uma cidade compuseram a solenidade Homem Destaque 2013, realizada na última terça-feira (27/08), no Plenário Oswaldo Anastácio de Assis. Mais do que comemorar o Dia dos Pais, essa é uma forma de agradecer a dedicação de cada uma dessas personalidades à cidade.

Os agraciados foram indicados por sua importância fundamental nas áreas de desenvolvimento, esporte, cultura, educação, saúde, responsabilidade social, superação, segurança e comunidade.

Conheça os homenageados:

Aldo Barbosa de Souza (Destaque Comunidade):

Aldo Barbosa de Souza, mais conhecido como Biá, é um apaixonado pela cidade e pelo futebol. Aos 81 anos, é exemplo de honestidade e respeito pelas pessoas, além de ser um esposo, pai e avô exemplar. Sua ligação com a comunidade está ligada à dedicação e amor ao Santa Cruz Futebol Clube. No clube desde sua fundação, Biá foi jogador, roupeiro, diretor e fez de tudo um pouco para o Santa Cruz.

Celso Sebastião Ribeiro (Destaque Esporte):

Nascido em 1950, Celso Sebastião Ribeiro vem de uma família apaixonada pelo futebol. Com uma coleção de troféus e títulos, um de seus maiores feitos foi ter disputado o Campeonato de Futebol Amador de Nova Lima por 26 anos, grande parte deles no Nacional, sem nunca ter sido expulso. Com uma trajetória de vida ligada ao esporte, Celso mantém vivo seu amor pelo futebol amador da cidade.

José Lopes Filho (Destaque Cultura):

O nova-limense José Lopes Filho, desde cedo, acompanhou o pai em serestas, bandas de música e blocos na cidade. Seu gosto pela música foi traduzido em talento, transformando o jovem garoto em um multi-instrumentista, compositor e personalidade fundamental na história da música de Nova Lima. Sua trajetória marca 60 anos dedicados à Corporação Musical União Operária, sem falar das saudosas bandas American Jazz, Holiday, Orquestra Guarujá, Arco Íris, Radell Seis e outros. Por diversas vezes, seus sambas-enredos foram destaque nas escolas de samba. Atualmente, Zé Lopes se dedica ao Grupo de Choro da Escola Municipal de Música Zé Fuzil e à Corporação Musical União Operária.

José Maria Figueiredo Júnior (Destaque Saúde):

Não foi por acaso que José Maria Figueiredo Júnior ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Bom Exemplo da Rede Globo em 2012. Por meio da campanha de Doação de Sangue criada por ele em 2009, mais de 600 bolsas de sangue chegaram até o Hemominas salvando milhares de vida. Nascido em 1971, José Maria é funcionário público desde 1985. Em 2010, José Maria assumiu a presidência da Aliança Municipal Espírita de Nova Lima e foi reeleito para novo mandato em 2013.

José Roscoe Fonseca (Destaque Educação):

Aos 82 anos, José Roscoe Fonseca teve importância fundamental na educação em Nova Lima. Sua formação teve início na primeira turma do Liceu, passando ainda pelos colégios Emília de Lima, Arnaldo (em Belo Horizonte) e conclusão do ginásio na cidade de Itajubá. Na década de 1960, foi professor do programa de Educação de Adultos que, à época, tomava impulso no Estado. Atuou ainda como professor da Escola Estadual Augusto de Lima por 25 anos, local em que se aposentou e que deixou marcado para sempre seu nome na educação.

Pedro Alves Guimarães (Destaque Esporte):

Um apaixonado pelo Leão do Bonfim e por Nova Lima. Essa pode ser a tradução do nome de Pedro Alves Guimarães que até os dias de hoje prestigia os jogos do Villa Nova e ainda guarda em seu coração o amor pelo Continental Futebol Clube de Santa Rita.

Renato Sotero dos Santos (Destaque Segurança):

O nova-limense Renato Sotero dos Santos tem sua trajetória profissional ligada à segurança da cidade ao ingressar na primeira formação da Guarda Municipal em 2001. De lá pra cá já se passaram 12 anos dedicados à área de segurança e a proteção do patrimônio público de nossa cidade.

Salvador Rodrigues Dorotheu (Destaque Superação):

Sua infância e adolescência foi dedicada à vida no campo, nas fazendas de Cristalinas, em Goiás. Fez de tudo um pouco, foi vaqueiro e tratorista, mas mudou o rumo de sua vida ao chegar a Nova Lima para trabalhar na antiga Mineração Morro Velho, tendo a difícil decisão de deixar para trás os filhos e a esposa enquanto se adaptava à nova cidade. Com muita luta, Salvador conseguir trazer a família para Nova Lima um ano após sua vinda. Tímido, mas com um coração do tamanho do mundo, vivenciou a perda de uma filha aos 30 anos, o que causara muita dor em toda família. Aos 64 anos, ele é um exemplo para os filhos e para toda comunidade de Honório Bicalho.

Valdivino Donato dos Reis (Destaque Responsabilidade Social):

Nascido em Florália, município de Santa Bárbara, Valdivino Donato dos Reis chegou à Nova Lima com 31 anos e trabalhou durante 20 anos na mineradora Morro Velho em meio a escuridão e explosões e ali ele lutou para dar uma vida melhor para a família. Aos 72 anos, ele traz no peito a sensação do dever cumprido e a fibra de homem honrado. Hoje, seu tempo é dividido entre a família, cuidados com a saúde e ajuda ao próximo. Obreiro voluntário na Universal, há 18 anos dedica parte do seu tempo levando a palavra de fé e esperança aos que ali chegam, assim como ele um dia chegou, em busca de apoio espiritual.

Walter Xavier Ribeiro (Destaque Empreendedorismo):

Sempre quando se pensa em empreendedorismo, um exemplo em Nova Lima é a trajetória de Walter Xavier Ribeiro, proprietário da Pic Lanches. Nascido em Rio Acima, Walter trabalhava desde cedo na vendinha do pai, Deolindo Xavier, e nas ruas vendendo doces e biscoitos. Aos 14 anos, Walter ganhou uma autorização especial para dirigir e já aos 18, comprou um taxi no qual exerceu a profissão por 4 anos. Nesse período, surgiu a oportunidade de investir em um restaurante no centro da cidade e o sonho de ter o próprio negócio se concretizou. O restaurante estava indo bem, porém o desperdício de alimentos e a venda de bebidas alcoólicas o incomodavam muito. Dali surgiu, em 1983, a Pic Lanches, um ambiente familiar em que Walter se dedica há 30 anos e que gera cerca de 70 empregos diretos na cidade.