A partir de 3 de setembro, todo atendimento deverá ser marcado pela Internet, para facilitar a vida do cidadão.

As filas para registrar uma reclamação no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão acabar. A partir do dia 3 de setembro de 2018, todo agendamento para os serviços prestados no Espaço Cidadania deverá ser feito por meio da página do Procon, no Portal da ALMG. Assim, o cidadão que precisa recorrer ao órgão já chegará ao local com sua hora marcada.

A partir desta segunda-feira (20/8/18), com a nova página do Procon, que foi toda reformulada, já é possível utilizar o agendamento online, para ser atendido no início de setembro. Entre os dias 20 e 31 de agosto, ainda haverá atendimento por ordem de chegada, na sede do Procon.

O coordenador do Procon da Assembleia, Marcelo Barbosa, destaca que o agendamento pela Internet é uma tendência mundial e já é realidade em diversos serviços públicos, como no caso da emissão de Carteira de Identidade, passaporte e outros.

“A principal vantagem dessa mudança é a agilidade. O tempo de espera do consumidor na sede do Procon será eliminado. Ou seja, ele pode chegar no horário marcado e terá garantia de atendimento imediato”, afirma.

Página foi reformulada para melhor orientar o cidadão

Agendar o atendimento pela Internet é simples: basta selecionar o tipo de reclamação, informar seus dados, escolher o dia e horário entre as datas disponíveis e depois conferir esses dados. Aí, é só anotar o dia e a hora do atendimento.

Caso a pessoa tenha um endereço eletrônico, o sistema enviará um e-mail automático de confirmação. Se preferir, o cidadão ainda terá a opção de imprimir o formulário com o agendamento.

A nova página do Procon traz todas as informações necessárias, inclusive sobre a documentação a ser apresentada pelo consumidor no dia em que ele for registrar a sua reclamação.

Uma das orientações em destaque, por exemplo, é que, antes de fazer a reclamação no Procon, o consumidor deve buscar solução para o problema com o fornecedor do produto ou serviço. Nesse momento, ele deve exigir o protocolo, se houver, ou anotar o nome completo, e telefone ou email de quem o atendeu.

Quem não tem um computador ou não sabe como utilizá-lo deve pedir ajuda a algum amigo ou parente, ou ainda procurar um estabelecimento que disponibilize computadores aos seus clientes, como uma lan house ou um cyber café. O Procon Assembleia também vai deixar um computador à disposição dos consumidores para fazer esse agendamento.

No dia de comparecer ao Procon, o consumidor deve apresentar sua Carteira de Identidade e seu CPF. Caso esteja representando uma outra pessoa, é preciso levar uma cópia da identidade do titular e uma procuração simples assinada por ele. Não é preciso autenticar a assinatura. Um modelo de procuração pode ser baixado no site do Procon.

Sede – O Espaço Cidadania, onde funciona o Procon Assembleia, fica na rua Martin de Carvalho, 94, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Qualquer dúvida referente ao agendamento pode ser esclarecida pelo telefone (31) 2108-5500, no horário das 8 às 17 horas.